Quando ouvimos menos do que antes


Notar que ouvimos menos é o primeiro passo para melhorar. A redução da sensibilidade auditiva, ou perda auditiva, é causada pelo enfraquecimento, lento e progressivo, do sistema auditivo e pode afetar um ou ambos os ouvidos.

Por vezes não reconhecemos uma palavra, os sons não parecem tão nítidos como antes ... Estas são situações que podem acontecer em qualquer idade mas, geralmente, ocorrem por causa do envelhecimento do sistema auditivo (presbiacusia) ou em jovens por ouvirem música muito alto ou por causa de uma otite mal curada.

De acordo com diversos estudos, quase 10% da população mundial tem problemas de audição. Preveni-lo está agora nas suas mãos.

Ouvido e cérebro em forma

Sabia que é necessário ouvir bem para que o nosso cérebro funcione corretamente? A redução da sensibilidade auditiva afeta a capacidade de processar e recordar informações, causando alterações cognitivas ao alterar a forma de alocar recursos ao processo de audição, atribuindo-lhes outras funções. Esta é uma situação que pode mesmo causar uma demência precoce.

Evolução da redução da sensibilidade auditiva 

Explicamos-lhe as causas da perda auditiva
•    O envelhecimento natural: afeta mais de 40% das pessoas com mais de 60 anos e supera os 90% em pessoas com mais de 80.
•    Fatores hereditários: os filhos podem herdar dos seus pais ou avós
•    Infeções virais tais como a escarlatina, o sarampo ou a meningite. Estas patologias podem danificar o ouvido e causar uma diminuição auditiva mais ou menos graves. Uma otite mal curada também pode causar perda auditiva.
•    Trauma acústico: ruídos muito fortes podem danificar a delicada estrutura do ouvido interno.
•    O abuso de substâncias como drogas, álcool e tabaco também pode ser prejudicial.
•    Diabetes: aumenta as hipóteses de desenvolver perda auditiva em cerca de 200%.

Conheça os sintomas da perda auditiva

Os sons que nos rodeiam são essenciais nas nossas vidas. Tertúlias com os amigos, conversas no trabalho, o riso das crianças, a nossa música ou filme favorito ... O som ajuda-nos a interagir com o ambiente, tanto para socializar, comunicar, como para sobrevivermos: se não ouvirmos a buzina de um carro, pode ser que tenhamos um acidente. Portanto, é necessário conhecer os principais sintomas da perda auditiva.

  • Fraca percepção de alguns sons
  • Dificuldade em compreender palavras e seguir conversas em ambientes ruidosos.
  • Pedir aos outros que falem mais devagar, de forma clara ou mais alto.
  • Aumentar demasiado o volume da televisão.
  • Se alguém disser que está a ouvir mal
 Cuidar do seu ouvido

Cuidar do sistema auditivo

Damos-lhe aqui as indicações essenciais para que possa cuidar dos seus ouvidos, com truques e dicas simples.
LER MAIS