Cuidados com os ouvidos, mantenha a sua audição


Todos os dias o nosso ouvido recebe inúmeros estímulos. Em casa, no trabalho, em lojas, nas escolas ... A exposição ao ruído com valores acima de 85 decibéis pode danificar o seu ouvido, causar perda auditiva, apitos ou zumbido permanente. Normalmente ela ocorre de forma gradual, mas é essencial aprender a cuidar do ouvido para o manter saudável o maior tempo possível.

Os estilos de vida prejudiciais ao ouvido

A exposição a elevados índices de ruído por longos períodos de tempo pode afetar o nosso ouvido. Mas também há outros fatores e situações que podem ser prejudiciais. Conheça-as para evitar os seus efeitos:

  • Locais de trabalho com um permanente e elevado nível de ruído: fábricas com maquinaria, discotecas, locais de construção ... Se este for o seu caso, proteja-se com auscultadores apropriados ou tampões para o ruído.
  • Ouvir música com o volume dos auscultadores muito alto, algo muito comum entre os jovens. O ideal é não aumentar mais de 60% do volume máximo nem ultrapassar os 60 minutos seguidos. Se o som tapar o ruído de fundo, é porque o seu som está demasiado alto.
  • Concertos e locais noturnos. Uma música demasiado alta pode danificar o ouvido. Um dos sintomas é escutar apitos prolongados. Faça pausas silenciosas de 5 minutos procurando sair do local.
  • Jornadas de caça, com sons repentinos de tiros que podem causar danos imediatos e permanentes.
  • Cotonetes de algodão: recomendamos que os utilize apenas para limpar a parte externa do ouvido, não o interior, para evitar a perfuração da membrana timpânica.
  • Idade: a partir de 50 anos deve verificar a sua audição uma vez ao ano.
 tampões ouvidos amplifon

Proteja-se com tampões

Os tampões criam barreiras acústicas que protegem o ouvido interno,
Quer saber como? Nós explicamos.
LER MAIS